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Após chuvas, DER/PR promove cascalhamento em estrada rural da Lapa

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está realizando o cascalhamento da PR-433 na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. Os serviços estão previstos em contrato de conservação de rodovias não pavimentadas, que inclui também o trecho da PR-281 entre Mallet e Fluviópolis, distrito de São Mateus do Sul.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 16.858.740,00 para atender as duas rodovias pelo prazo de dois anos, até julho de 2025, com serviços rotineiros de regularização de leito/patrolamento; retaludamento; escavação de vala lateral rasa com motoniveladora; escarificação, conformação e compactação do subleito; construção de saídas d’água; construção de caixa de retenção; implantação de bueiro de transposição; entre outros.

No caso do cascalhamento, que iniciou esta semana atendendo os pontos emergenciais, e que prossegue pelos próximos dias até atender todos os 57,06 quilômetros não-pavimentados da rodovia, é adicionada uma nova camada de material de jazida comercial sobre o leito das estradas, espalhado por motoniveladora e compactado. Este serviço protege e dá melhor suporte ao leito, aumentando sua vida útil e garantindo melhores condições de trafegabilidade mesmo em períodos de chuvas.

Em meses anteriores a PR-433 já recebeu serviços de patrolamento, escavação de valas e saídas de água, além de implantação de bueiros de travessia e cascalhamento em pontos críticos.

CHUVA – Como é típico de rodovias não-pavimentadas, o leito da pista é mais vulnerável à ação das chuvas, sendo mais fácil o surgimento de afundamentos ou escorregamentos nessas condições.

O DER/PR recomenda que, caso possível, os usuários evitem trafegar nestas vias com carga de safra durante período de chuvas constantes, quando veículos pesados podem causar deformações na pista com maior facilidade, que podem resultar em atolamento do próprio veículo ou de outros condutores. Caso não seja possível, que busquem fracionar sua carga, ajudando a preservar a pista durante períodos de clima não-favorável.

Com o cascalhamento, a PR-433 tem boas condições de trafegabilidade, mas o excesso de peso pode reduzir a vida útil deste serviço.

Fonte: AEN

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