apos-resgate-em-leopolis,-tecnicos-do-iat-devolvem-jacare-a-natureza

Após resgate em Leópolis, técnicos do IAT devolvem jacaré à natureza

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) da regional de Cornélio Procópio resgataram nesta sexta-feira (26) um jacaré (espécie não identificada) em Leópolis, no Norte do Paraná. Ele foi encontrado dentro de uma piscina desativada, próxima a uma área de várzea, em uma fazenda da região – o órgão ambiental foi acionado pelo proprietário da área. Após avaliação inicial que atestou as boas condições clínicas, o animal foi solto no Rio Congonhas, retornando ao habitat natural.

Os répteis adultos têm entre dois e três metros, costumam viver nas margens de rios, brejos, mangues, riachos, lagos e lagoas e se alimentam de mamíferos, crustáceos, insetos e moluscos, entre outros. “Por ser um predador e regulador populacional, o jacaré tem um papel muito importante na manutenção dos ecossistemas costeiros”, diz a engenheira de pesca do IAT, Evelyn Jaques de Almeida.

O órgão ambiental orienta o cidadão que encontrar um animal silvestre fora de seu habita, machucado, vítima de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, a entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná. Se preferir, pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de maneira objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Fonte: AEN

Veja Também.

Rolar para cima