Mais um clássico: Vitória e Bahia voltam a se enfrentar pelo Brasileirão

Vitória e Bahia se enfrentarão, neste domingo (21), pela quinta vez no ano. A partir das 16h (de Brasília), no Barradão, em Salvador, os rivais se encontram agora pela 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

É a primeira vez que o clássico Ba-Vi acontece na elite do futebol nacional desde 2018. O último, também disputado na casa rubro-negra, terminou empatado em 2 a 2. O Leão acabou rebaixado naquele ano, e só voltou para a Primeira Divisão em 2024.

“Chegamos até a comentar que é um pouco estranho estar sempre enfrentando o mesmo adversário. Mas é sempre um jogo muito especial. É um clássico e, pelo Brasileirão, fica mais especial ainda”, disse Cauly, meia do Bahia, nesta sexta-feira (19).

Dos confrontos deste ano, quem leva vantagem, até agora, é o Vitória. A equipe treinada por Léo Condé venceu a de Rogério Ceni duas vezes, empatou uma e perdeu outra. De quebra, o Rubro-Negro ainda conquistou o título do Campeonato Baiano sobre o rival.

Ba-Vis disputados em 2024

Vitória 3 x 2 Bahia – 1ª fase do Campeonato Baiano
Bahia 2 x 1 Vitória – 1ª fase da Copa do Nordeste
Vitória 3 x 2 Bahia – Jogo de ida da final do Baiano
Bahia 1 x 1 Vitória – Jogo de volta da final do Baiano

Ba-Vis na Série A

Quando o assunto é Campeonato Brasileiro, o equilíbrio toma conta do retrospecto entre Bahia e Vitória. De acordo com levantamento do GE, foram 30 clássicos disputados na história da Primeira Divisão: nove foram vencidos pelo Esquadrão, nove pelo Leão e 12 terminaram empatados.

Na “Era dos Pontos Corridos”, quem leva vantagem é o Tricolor, com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas em 10 clássicos disputados.

Desfalques

O Vitória vai sofrer com os desfalques no Ba-Vi deste domingo. Pilares da equipe, o zagueiro Camutanga e o volante Dudu se machucaram nesta semana e não ficam à disposição do técnico Léo Condé.

O lateral-esquerdo PK, desfalque no jogo contra o Palmeiras, pela abertura do Brasileirão, pode retornar. Ele foi poupado após sentir um problema na coxa.

Do lado do Tricolor Baiano, o técnico Rogério Ceni tem praticamente todo o elenco à disposição. Apenas o volante Acevedo e o lateral-esquerdo Ryan, desfalques de longa data, não devem estar na lista de relacionados para o jogo no Barradão.

Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Zapata (Bruno Uvini), Wagner Leonardo e PK (Lucas Esteves); Willian Oliveira, Rodrigo Andrade, Léo Naldi (Jean Mota) e Matheusinho; Osvaldo e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.

Bahia: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier (Kanu), Victor Cuesta e Cicinho (Luciano Juba); Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro; Thaciano e Ademir (Biel) Técnico: Rogério Ceni.

Motivo: 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data e horário: 21 de abril de 2024 (domingo), às 16h (de Brasília)

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)

Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa-SP)

Transmissão

TV: Globo (para Bahia) e Premiere

Tempo Real: CNN Esportes


Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

versão original

Veja Também.

Rolar para cima