um-alimento-por-uma-muda:-campanha-solidaria-do-iat-reforca-apoio-ao-rs

Um alimento por uma muda: campanha solidária do IAT reforça apoio ao RS

Além de receber doações para o Rio Grande do Sul, o Instituto Água e Terra (IAT) organiza outras ações em diferentes pontos do Estado para arrecadar donativos e ajudar as vítimas das enchentes. A iniciativa integra a campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

Nesta quarta-feira (8) a ação começa em Curitiba. Quem entregar um quilo de alimento não perecível, água potável, produtos de higiene ou limpeza e ração para cães e gatos leva uma planta de espécie nativa para casa, como araucária, ipê, árvores frutíferas, entre outras. A ação ocorre até sexta-feira (10) no escritório regional do IAT na Capital, na Rua Engenheiros Rebouças, 1375, no bairro Rebouças, das 8h às 17 horas.

No sábado (9), das 10h às 12h, também na regional de Curitiba, haverá uma atividade exclusiva para crianças, com arrecadação de ração para cães e gatos. Meninos e meninas de até 12 anos que levarem um pacote de pelo menos 1 kg poderão participar de atividades lúdicas de educação ambiental e ganhar uma bola para brincar (presente simbólico limitado a 300 crianças). A estimativa é arrecadar ao menos 1 tonelada de produtos.

“Essa é a maneira que encontramos para colaborarmos com o Rio Grande do Sul, distribuir mudas para a população do Paraná e trazer as crianças para perto do meio ambiente, para a conscientização por meio da educação”, afirma o chefe do escritório regional do IAT na Capital, Luiz Fornazzari Neto.

Campanhas semelhantes estão ocorrendo nos núcleos do IAT em Cascavel, Irati, Jacarezinho, Ivaiporã, Foz do Iguaçu, Toledo, Ponta Grossa e no Litoral.

Os 21 escritórios regionais no Estado e a sede principal do órgão em Curitiba se transformaram em pontos de arrecadação de produtos de higiene e de limpeza; agasalhos e roupas íntimas; roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores.

VIVEIROS – O IAT possui dois laboratórios de sementes e 19 viveiros florestais para a produção de mais de 100 espécies florestais nativas, como araucária, ipê, araçá, cedro-rosa e árvores frutíferas, entre outras, distribuídas gratuitamente por todo o Estado.

Esses viveiros estão à disposição da população paranaense para recuperação dos processos ecológicos de áreas degradadas e alteradas. Além disso, com a oferta das mudas nativas, os produtores rurais recebem o apoio que necessitam para recuperar suas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), a fim de se adequarem à legislação ambiental.

Para adquirir as plantas nativas do Paraná, os interessados podem solicitar mudas por meios digitais, como aplicativo Paraná Mais Verde, disponível na Play Store e Apple Store. Ao fazer o pedido para até 100 mudas/ano, o requerimento é aprovado automaticamente e elas já poderão ser retiradas no viveiro selecionado. Basta ligar para o viveiro e agendar.

Para mais de 100 mudas, o requerimento seguirá para análise e aprovação de um técnico do IAT. O interessado poderá acompanhar a solicitação e será informado da aprovação. Após a liberação, as mudas ficam disponíveis no viveiro selecionado.

Outro caminho é via Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pelo endereço www.sga.pr.gov.br. Após a solicitação, o pedido passará por uma análise do IAT. Caso seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada e a documentação necessária.

SOS RS – A campanha do Governo do Paraná foi lançada no dia 2 de maio com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e produtos de limpeza. As doações poder ser entregues em qualquer quartel do Corpos de Bombeiros Militar do Estado até esta quarta-feira (8).

A medida se soma a uma série de ações do Governo do Estado para auxiliar o Rio Grande do Sul, como a mobilização de uma equipe do Corpo de Bombeiros para ajudar nos resgates a pessoas ilhadas, o envio de cinco caminhões-pipa da Sanepar e de mais de 190 toneladas de donativos. Na manhã desta terça, 32 policiais militares, oito viaturas, uma embarcação e um helicóptero partiram para ajudar no policiamento ostensivo nas cidades mais afetadas pelas chuvas.

Campanha de troca de mudas por alimentos não perecíveis:

Curitiba

Local: sede do escritório regional do IAT em Curitiba

Endereço: Rua Engenheiros Rebouças, 1375, Rebouças

Quando: até sexta-feira (10) e no sábado (11) exclusivo para crianças até 12 anos

Horário: 8h às 17h (até sexta) e das 10h às 12h (sábado)

Cascavel

Local: Sede do escritório regional do IAT em Cascavel

Endereço: Rua Afonso Pena, 1.766, Centro

Quando: até sexta-feira (10)

Horário: 8h às 17h

Foz do Iguaçu

Local: Sede do escritório regional do IAT em Foz do Iguaçu

Endereço: Av. Araucária, 801 (Esquina com Av. Paraná), Vila A

Quando: até sexta-feira (10)

Horário: 8h às 17h

Irati

Local: Sede do escritório regional do IAT em Irati

Endereço: Rua Caetano Zarpellon, 19, Rio Bonito

Quando: Até sexta-feira (10)

Horário: 9h às 17h30

Jacarezinho

Local: Sede do escritório regional do IAT em Jacarezinho

Endereço: Rua Fernando Eugênio, 490, Centro

Quando: Até sexta-feira (10)

Horário: 8h30 às 16h30

Paranaguá

Local: Sede do escritório regional do IAT em Paranaguá

Endereço: Rua Benjamim Constant, 277, Centro Histórico

Quando: Até sexta-feira (10)

Horário: 9h às 17h30

Ponta Grossa

Local: Sede do escritório regional do IAT em Ponta Grossa

Endereço: Rua Balduíno Taques, 217, Estrela

Quando: Até sexta-feira (10)

Horário: 9h às 17h30

Toledo

Local: Sede do escritório regional do IAT em Toledo

Endereço: Rua Guaíra, 3132, Jardim La Salle

Quando: Até sexta-feira (10)

Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

Para doação de produtos de limpeza, higiene, roupas e outros itens: o endereço e contato dos 21 escritórios regionais do IAT estão AQUI.

Fonte: AEN

Veja Também.

Rolar para cima